PRESENTEEISM OF CLASS TEACHERS: WELL-BEING AS A CRITICAL PSYCHOLOGICAL STATE IN THE MEDIATION OF JOB CHARACTERISTICS

Abstract

Objetivo: Testar a realização no trabalho como mediador da relação entre desenho do trabalho e presenteísmo em professores regentes.

Originalidade/valor: O presenteísmo é uma das formas de perda de desempenho dos professores em sala de aula. Diversos são os modelos que explicam resultados organizacionais, entre os quais o Modelo de Características do Trabalho. Entretanto, este modelo até o presente momento não foi testado com presenteísmo, e, segundo sua proposta, ele será predito pelo desenho do trabalho mediado por atitudes positivas relacionadas ao trabalho (isto é, bem-estar eudaimônico).
Design/metodologia/abordagem: Participaram do estudo 2.282 professores de escolas públicas, dos quais 71,1% eram mulheres. Responderam à escala de realização no trabalho, à escala Stanford de presenteísmo e à taxonomia completa de desenho do trabalho da versão brasileira. Foram testadas relações diretas e mediadas, e o Modelo de Características do Trabalho confirmou-se parcialmente.
Resultados: Para trabalho não completado, a mediação confirmou-se apenas para a subcategoria identificação da tarefa do desenho do trabalho. Nesse fator, observaram-se relações diretas com autonomia de planificação e suporte social. Para distração evitada, a mediação ocorreu apenas para suporte social e conforto no trabalho. As subcategorias autonomia de decisão, demandas físicas e complexidade do trabalho apresentaram relações diretas. Discute-se o papel mediador dos estados psicológicos críticos e de outros gatilhos positivos que poderiam mediar a relação entre desenho do trabalho e resultados organizacionais, como as emoções.


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